A mágica acontece nos pequenos detalhes. Em geral tendemos a desprezar os pequenos progressos que estão ao nosso alcance todos os dias. Estamos sempre ansiosos por aquele grande evento que vai gerar uma mudança gigantesca e todo mundo vai reparar, falar sobre isso e nos parabenizar pelos nossos feitos, mas não é assim que acontece na vida real. Só no cinema, o Rock Balboa aparece treinando por 05 minutos e depois vira campeão mundial. O grande evento é na verdade, o resultado dos hábitos que precederam esse grande evento ao longo dos anos consistentemente. Vou citar aqui um exemplo pessoal: Eu fundei uma empresa chamada Egratitude em meados de 2016. Nosso primeiro produto foi um curso online chamado Inteligência Financeira com a maior autoridade em finanças do Brasil, o respeitado escritor Gustavo Cerbasi. Logo no primeiro lançamento, nós tivemos um retorno de 10 x sobre o investimento que fizemos em tráfego pago ( publicidade no facebook, instagram, google etc) e tivemos um faturamento de múltiplos milhões de reais. E aí esse grande evento parece que surgiu de repente. Mas esse seria uma visão bem estreita e inocente da verdade, desconsiderando a fotografia completa. Esse sucesso "da noite para o dia" aconteceu em primeiro lugar pela credibilidade do Gustavo que na época, já era um autor best seller e já tinha lançado aproximadamente 15 livros que tinham vendido mais de 2 milhões de exemplares, só que ele ainda não havia explorado a força do seu conteúdo na internet e foi aí que ao nos juntarmos e ele confiar a mim a tarefa de desenvolver a sua presença no ambiente digital, a coisa tomou uma proporção gigantesca. Apesar de na época eu ainda não ter praticamente nenhuma experiência com marketing digital (meu primeiro contato com o assunto foi no final de 2015, alguns meses antes de fecharmos contrato) eu consegui persuadir o Gustavo a trabalhar comigo pelo fato do meu histórico anterior, de eu já ter alguma experiência como empreendedor por mais de 07 anos na época e por já ter tido envolvimento em diversos lançamentosde produtos de sucesso. Toda essa bagagem anterior me forneceu o conhecimento que eu precisava para saber como embalar e vender um produto, ainda que eu estivesse fora desse ambiente de lançamentos digitais. Tudo isso me permitiu ir muito mais rápido do que a maioria das pessoas que começam do zero, pois havia o fator experiência envolvido e só para deixar claro que quando eu uso a palavra experiência, estou me referindo também as dezenas de coisas que eu tentei fazer e deram errado, inclusive todas vezes em que quase coloquei tudo a perder e não foram poucas ao longo desses dez anos. E a melhor contínua veio de pequenos hábitos que eu pratiquei no dia a dia e apesar de eu ter sido intermitente em relação a esses hábitos, quanto mais me torno consistente, mais eu vejo o resultado dessa melhora. É como aquela famosa frase "Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho". Me desenvolvi ao longo dos anos atendendo centenas de clientes, realizando vendas de shows, acertando, errando e descobrindo melhores caminhos de persuadir e liderar, entendendo como alinhar diversos interesses ao redor de uma visão, mas o que as pessoas enxergam é só o lançamento do produto e quantos milhões de reais esse produto faturou. Na verdade, esse é um fato muito comum nesse tempo em que vivemos em que as redes sociais estão em alta e as pessoas só publicam os highlights da vida (e algumas vezes, provavelmente quase sempre, esses recortes são nebulosamente maquiados para parecerem melhores do que são) e o foco para se parecer melhor do que é nunca foi tão grande. Tipo a frase "fake until you make it" ( finja até que seja feito) que encoraja as pessoas fingirem ser algo que não são até que se tornem, mas eu prefiro "make until you make it" ( faça até que seja feito ). Infelizmente o ser humano não foi programado para adiar uma gratificação imediata em detrimento a um resultado positivo de longo prazo. Mas a questão é que devemos focar no que trás o resultado, muito mais do que no resultado em si. O que leva um empreendimento a ser bem sucedido?
- Uma visão clara.
- Bom produto.
- Mão na massa.
- Modelo de negócio.
- Financiamento.
- Time.
- Gestão de recursos.
- Liderança.